Kalle Rovanpera venceu o Rali de Portugal pela terceira vez consecutiva, aumentando assim a vantagem de pontos.
O piloto da equipe Toyota conseguiu liderar o primeiro rali de cascalho na nova geração do carro esportivo híbrido Rally1 por 15,2 segundos, batendo Elfyn Evans, outro membro da equipe Toyota.
Rovanpera conseguiu uma vitória filigrana na última etapa disputada no passado fim-de-semana, enquanto o WRC festejou o seu quinquagésimo aniversário.
Dani Sordo, da Team Hyundai, só conseguiu garantir o último lugar no rali português depois de um confronto feroz com Takamoto Katsuta, da Toyota, que continuou até ao final. No final das contas, o espanhol ainda derrotou seu concorrente.
Assim, Rovanpera, de 21 anos, tornou-se o líder da corrida, demonstrando ao mundo inteiro e aos seus rivais um estilo de direção impecável. Para o piloto mais jovem, a vitória nesta prova foi a mais importante desta temporada.
Enquanto seus concorrentes foram atormentados por furos e derrapagens de pneus em trechos difíceis da pista, o próprio Rovanpera saiu ileso, vencendo duas etapas de uma só vez e deixando seu principal rival Evans para trás, que estava 13,6 segundos atrás dele.
Os dois pilotos se enfrentaram em uma batalha feroz pela vitória, que durou até sábado. Embora Evans tenha conseguido uma vantagem de 18,4 segundos nas primeiras etapas, Rovanpera inesperadamente o alcançou e o ultrapassou na etapa 15 da corrida, quando começou a chover forte.
Nesta fase, Rovanpera conseguiu transformar uma vantagem de 9,9 segundos em uma vantagem de 4 segundos, que se ampliou ainda mais na Super Especial que aconteceu no final do dia.
No final das contas, com uma vantagem de 5,7 segundos antes da bateria de domingo, Rovanpera conseguiu sua quinta vitória no WRC, ganhando assim uma vantagem significativa de 46 pontos na temporada.
Evans teve uma vantagem de pontos duas vezes nesta temporada, depois de vencer o rali duas vezes em sua melhor temporada.
Como líder, Evans entrou na corrida da manhã de sexta-feira depois de vencer Neuville, o vencedor da corrida especial de quinta-feira.
Depois disso, o galês perdeu o campeonato na quarta etapa, cujo líder foi Sebastien Loeb, da M-Sport, que da 7ª colocação abruptamente se viu na liderança da corrida.
Porém, a sorte não durou muito com o nove vezes campeão mundial Loeb, que cometeu um erro fatal na quinta etapa, danificando tanto o Ford Puma que teve que abandonar a competição.
No sábado, Loeb fez mais uma tentativa desesperada de voltar à corrida, mas outra quebra do carro esportivo acabou com suas esperanças.
O multicampeão mundial de rally Sebastien Ogier conseguiu chegar ao terceiro lugar depois que Loeb deixou a corrida, mas não por muito tempo: dois furos de borracha consecutivos em uma seção difícil da pista impediram Ogier de assumir a liderança da corrida. O piloto não teve o cuidado de carregar duas rodas sobressalentes com ele ao mesmo tempo.
No sábado, Ogier teve de abandonar novamente a corrida depois de cair na etapa 11 devido à desatenção do piloto, que se distraiu com o tablier do seu esportivo híbrido GR Yaris. No domingo, Ogier voltou à pista pela terceira vez para participar das últimas 5 etapas.
O piloto belga Neuville também foi um dos participantes da prova, que sofreu o destino da maioria. A quebra do carro esportivo na corrida de sexta-feira roubou a Neuville a chance de segundo lugar, deixando-o em quinto lugar no ranking do torneio.
Ott Tanak, da equipe Hyundai, teve que se contentar com o sexto lugar depois de dois furos na corrida de sexta-feira. Assim, o Campeão do Mundo de Ralis de 2019 perdeu o quarto lugar para o décimo.
Pierre-Louis Loubet foi eleito o melhor piloto da M-Sport Ford, terminando apenas em sétimo lugar, em vez do cobiçado quarto lugar que perdeu após uma louca corrida de sexta-feira.
Craig Breen conquistou o oitavo lugar depois de perder tempo devido a um furo na corrida de sexta-feira, além de problemas nos pneus no sábado e nos freios no domingo.
Adrien Fourmaux ficou com o nono lugar, perdendo tempo importante devido a um furo na corrida de sábado. Gus Greensmith, um companheiro de Fourmaux, também teve problemas de pneus e suspensão no sábado, após o que fez outra tentativa de voltar à corrida no domingo.
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